Muitas lendas têm-se contado a respeito dos Ciganos, um povo misterioso e enigmático. Originários da Índia, influenciaram praticamente todas as culturas por onde passaram, graças principalmente à força e à magia de sua arte. Das artes ciganas, destaca-se a música e dança, umas das mais belas e puras expressões desse povo. Eles tocam seus instrumentos musicais e dançam, celebrando a vida em toda a sua plenitude e beleza, como uma evocação sagrada à liberdade. E é essa liberdade que confere à música e dança cigana um diferencial em relação às demais formas de expressão artística. Encontrando-se nela técnica e disciplina, e não regras, deixando livre e preservando-se a espontaneidade e a totalidade individual da expressão de cada artista.

O Grupo de música e dança Mio Vacite e o Encanto Cigano, é composto por 8 componentes em cena entre músicos, cantores e dançarinos e com várias premiações, dentre elas: “O melhor grupo Cigano de 1996” conferido pela FADERJ”, “O melhor de 2003” conferido pelo Clube e Revistas da Rádio Bandeirantes, “Estrelas do mundo Árabe Cigano de 2005”, dentre outros. Além de ser ter sido considerado o melhor intérprete e compositor do CD “CORAÇÃO CIGANO”, trilha sonora da novela “EXPLODE CORAÇÃO” de Glória Pérez, exibida pela TV Globo.

O Grupo foi escolhido e representou o Brasil no Festival Internacional Cigano em Praga (República Tcheca), com enorme sucesso.

Com um folclore rico e variado, o grupo apresenta músicas e danças das formas que são interpretadas por ciganos húngaros, russos, espanhóis, romenos e árabes. Sendo, portanto, o primeiro conjunto no mundo a realizar tal trabalho.

O grupo, formado por ciganos autênticos, entre músicos, dançarinos e dançarinas, trajando roupas típicas, imprimem a autenticidade almejada.