Cantora carioca, Maria Odete Brito de Miranda ficou conhecida nacionalmente como a "Rainha do Bumbum" no final da década de 70, quando, depois de se apresentar em diversas cidades com o grupo Zaccaro, foi revelada no Programa Silvio Santos e gravou seu primeiro disco, "Dance With Me".

Em 1980, 81 e 82 lançou seus três LPs de maior sucesso, "My Name is Gretchen", "You and Me" e "Lonely".

Os três produziram músicas que marcaram a carreira da cantora como "Freak Le Boom Boom", "Melô do Piripiri", "Conga Conga Conga", "I Love You; Je T'Aime".

Entre 1980 e 1982 Gretchen protagonizou uma ascenção vertiginosa na mídia, atingindo rapidamente a marca de dois mil shows realizados. Irmã da cantora romântica Sula Miranda, quando criança fizeram parte do grupo As Melindrosas, mas depois cada uma tomou um rumo diferente dentro da carreira musical.

Gretchen emplacou diversas músicas no estilo "sensual", e mesmo assim tinha enorme carisma entre o público infantil. No fim da década seus maiores sucessos voltaram a frequentar as pistas de dança mais modernas das principais do país, e com a explosão de estrelas instantâneas como Carlos Perez e suas sucessoras no grupo É o Tchan, Gretchen acabou sendo reconhecida como pioneira nesse setor retro-rebolativo.